Uma pós-graduação no exterior é a melhor opção para você?

 
Embora a maioria das pessoas que possuem um diploma de pós-graduação tenha salários mais altos do que aquelas com apenas um bacharelado, é importante saber se é o momento certo para investir em um curso internacional em uma grad school no exterior. Segundo o site USA Today College, os cinco tópicos listados a seguir poderão ajudá-lo a perceber se uma pós-graduação no exterior é a melhor opção para você.
 
Tenha uma visão de longo prazo da sua carreira
 
O que você pretende fazer assim que acabar o curso? E em cinco ou dez anos? Antes de começar o processo de inscrição em uma pós-graduação no exterior, você deve ser capaz de responder a estas perguntas clara, sucinta e entusiasticamente. Se você não for capaz de articular exatamente as razões pelas quais um mestrado ou qualquer outra pós-graduação no exterior poderia lhe ajudar a alcançar os seus objetivos profissionais, vai ser até difícil concluir a sua inscrição. Isto porque as universidades internacionais gostam de saber as motivações e os objetivos de cada candidato – inclusive na sua redação pessoal, chamada personal statement. Uma explicação convincente e eloquente convencerá os responsáveis pelas admissões. Além disso, ter um propósito específico ajuda na hora de investir no curso, afinal, você sabe que o seu dinheiro está sendo usado para algo que você quer muito – seja conseguir uma promoção ou até mesmo mudar de carreira!
 
Considere a situação atual de sua vida
 
Esta é realmente a hora certa na sua vida ou carreira para se mudar para o exterior? Você já se estabilizou em um patamar em sua carreira e gostaria de voltar a estudar para poder progredir na vida profissional? Você percebeu que a sua carreira atual não era o que você queria? Você está formando uma família? O que a sua esposa(o) acha de se mudar para o exterior com você? Você tem o orçamento para a mudança e para o curso? Se, depois de saber a resposta para todas estas perguntas, você perceber que esta não é a hora certa de estudar no exterior, você poderá planejar melhor as suas metas educacionais para o futuro. 
 
Como você pagará pela experiência
 
Para a maioria dos estudantes de pós-graduação dos Estados Unidos, financiar os estudos significa se endividar. Por isso é tão importante compreender os custos reais de se estudar no exterior – e não só o valor do curso. Tem também o custo de vida, acomodação, alimentação, transporte, lazer, materiais de estudo, etc. 
 
Não se esqueça de avaliar as suas opções de assistência financeira. Muitas empresas e organizações têm programas que ajudam estudantes com o custo de estudos. Há também opções de financiamento externo para pesquisas acadêmicas – caso o seu curso no exterior seja um research master’s degree. Se a sua área for de Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática (as famosas STEM), as suas chances de conseguir uma bolsa de estudo ou financiamento são ainda maiores.
 
Seja realístico – mesmo que isso signifique desistir de estudar no exterior
 
Provavelmente, a sua razão principal para querer estudar no exterior é imaginar que o seu diploma internacional melhorará a sua qualidade de vida. Suas oportunidades profissionais se expandirão e você terá a chance de abranger a sua rede de contato e a sua mentalidade. Entretanto, é essencial estar ciente também de todos os sacrifícios que você terá de fazer para cursar uma pós no exterior. Apesar de ser difícil e intimidante pensar desta forma tão realística, é melhor tomar uma decisão consciente e confiante, sabendo que poderá arcar cm todas as consequências.
 
Saiba que os resultados levam tempo e são medidos em anos
 
Imediatamente após a conclusão de uma pós-graduação, os profissionais normalmente ganham menos do que outras pessoas com apenas um bacharelado. Porque, enquanto você está estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos em um curso superior no exterior, você também está afastado do mercado de trabalho. Portanto, possivelmente será necessário economizar por alguns anos após o seu retorno, até que o seu diploma internacional comece a ajudar em sua carreira. A boa notícia é que essa vantagem pode valer para o resto de sua carreira profissional, e provavelmente vai ajudá-lo a conseguir maiores ganhos durante a vida.
 
Fonte: USA Today (adaptado pela Hot Courses Brasil)

Comentários

Destaques