Pós-graduação em Portugal

pós graduação em portugal

Portugal e Brasil são dois países que compartilham muitas características culturais e sociais. As histórias de ambos se entrelaçaram em determinado momento e desde então temos duas sociedades parecidas, que compartilham uma língua e uma religião predominante. E são essas características que muitas vezes influenciam na hora de escolher uma pós-graduação em Portugal.

Antes de arrumar as malas para ir pra Portugal, o estudante precisa escolher a universidade em que irá cursar a sua pós-graduação e pesquisar sobre ela. É importante que se procure profissionais que tenham conhecimento sobre a universidade para saber se o ensino atente às suas exigências.

Uma das universidades referência do país é a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. Ela é uma instituição pública que oferece cerca de 300 especializações e mestrado e aproximadamente 45 áreas de doutorado. Existem ainda a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa, que têm sedes em algumas cidades do país.

Tomada a decisão, o estudante precisa se atentar aos tramites burocráticos para passar uma longa estadia no país europeu. Para estudar em Portugal, é necessário obter previamente um Visto de Residência, que deve ser solicitado no posto consular português da área em que reside, Visto de Estudo, obtido junto da Embaixada ou Consulados de Portugal, e Formulário BP4 (seguro de saúde). Com relação à estadia no país, dependendo da universidade, o estudante consegue alojamento nas chamadas residências universitárias. A Universidade de Coimbra é uma das que oferecem este tipo de estadia.

residência estudantil

Alojamento da Universidade de Coimbra

Hoje em dia, o mercado preza por pessoas com qualificação acadêmica para ocupar os diversos cargos profissionais oferecidos. O Governo Federal brasileiro diante dessa nova realidade têm aumentado cada vez mais o investimento e as condições de apoio aos estudantes interessados em estudar fora do país.

O Ciência Sem Fronteiras é um dos programas de incentivo do governo para estudantes que vão estudar fora do país. O estudante contemplado por este programa recebe algum tipo de auxílio financeiro para manter o estudo. Para os interessados em fazer uma pós em Portugal, o Ciência Sem Fronteiras disponibiliza um manual contendo informações necessárias e importantes. Para ver este guia é só entrar no link clicando aqui.

Por: Talitha Nery


Comentários