Pós-Graduação na Inglaterra

pós graduação na inglaterra

The Beatles, as últimas olimpíadas, os pubs, o sotaque, o chá das cinco, a família real, o Big Ben e o London Eye, os castelos... Quando você pensa na Inglaterra, o que vem à mente? Seja um destes ícones ou qualquer outro, além de atração turística, o país é também o destino de estudo dos sonhos de muitos estudantes do mundo todo. A Inglaterra (ou até mesmo o Reino Unido inteiro) tem muito a oferecer quando o assunto é oportunidades acadêmicas. São inúmeras instituições de ensino superior de renome e várias delas estão autorizadas pelo British Council a receber estudantes internacionais.

Se você está interessado em cursar uma pós-graduação na Inglaterra, o primeiro passo é encontrar as universidades e faculdades britânicas de seu interesse. Listá-las ajudará a esclarecer o que cada uma oferece, os preços, as opções de ajuda financeira, e as exigências de cada processo seletivo; afinal, cada instituição possui prazos e métodos diferentes. Encontre a sua pós-graduação na Inglaterra pelo Hotcourses Brasil.

Uma vez feita a sua lista, é hora de providenciar todos os papéis e documentos para o processo seletivo. Comece a preencher sua inscrição o quanto antes possível, permitindo-lhe tempo suficiente para fazer tudo com tranquilidade. A boa notícia é que a grande maioria das universidades possui sistemas online para realizar as inscrições de seus futuros estudantes; isto irá poupar tempo, trabalho e dinheiro, já que você não mais precisará submeter os seus papéis pelo correio.

Para o processo seletivo de cursos de especialização na Inglaterra, o estudante precisará, provavelmente, providenciar:

-Cartas de referência

-Diploma de bacharelado (cópia certificada) e qualquer documento que comprove experiência acadêmica prévia e conclusão de cursos de graduação. Algumas instituições também cobrarão experiência em pesquisa acadêmica, principalmente se estiver concorrendo a uma vaga em um doutorado.

-Personal statement ou essay, uma redação descrevendo as suas conquistas e ambições acadêmicas. Nela, você precisará convencer a instituição de que você é um candidato em potencial e de que está realmente animado para cursar a pós.
-Pagar as taxas de inscrição. Algumas instituições pedem que você comprove ter recursos financeiros suficientes para bancar as mensalidades do curso e a vida no país.

-Entrevistas (em inglês), geralmente online ou por telefone, com funcionários da universidade responsáveis por recrutar estudantes.

Prova de inglês

Um dos fatores essenciais em qualquer processo seletivo para estrangeiros é comprovar fluência no inglês. Para isso, você pode prestar o TOEFL ou IELTS, exames de proficiência no idioma. Cada instituição ou ainda cada área de estudo exige uma nota mínima diferentes, por isso, cheque esta informação com a sua universidade/faculdade.

Como e quanto?

O National Academic Recognition Information Centre for UK (UK NARIC) é o departamento do governo inglês responsável pelo recebimento e realização das inscrições e dos processos de seleção de estudantes internacionais em cursos de pós-graduação na Inglaterra. O valor da inscrição online pelo site é de ou £40 GBP (aproximadamente R$133,50). Você pode optar pelo modo tradicional e fazer via correio (£40 GBP, ou R$133,50).

É muito provável que você precise providenciar uma cópia em inglês traduzida por um tradutor certificado de alguns ou todos os documentos listados acima.

Por Brenda Bellani 


Comentários