Melhores MBA’s do mundo

mba no exterior

Na hora de fazer diferença na carreira, os cursos de pós-graduação elevam e muito a qualidade dos currículos e os cursos de Master of Business Administration (MBA) são bastante prestigiados pelo mercado de trabalho no Brasil e no exterior. Embora a nomenclatura dos programas de MBA tenha chegado ao Brasil da mesma forma de saiu dos Estados Unidos, seu país de origem, aqui a pós-graduação não é tida como um mestrado e sim uma especialização lato sensu.

Os cursos de MBA são ofertados pelas escolas de negócios mais renomadas em todo mundo e anualmente o jornal britânico Financial Times divulga o Global MBA Ranking, uma lista com as 100 melhores instituições e cursos de MBA espalhados pelo mundo. Lançada há 15 anos, a lista faz também um balanço entre a média salarial dos profissionais antes e depois de cursarem o MBA e uma média dos salários após três anos do termino do curso.

O Global MBA Ranking 2013 mostra que embora as universidades americanas continuem liderando com os melhores MBAs, elas perderam espaço para a Europa e a Ásia. Escolas de negócios de países como a China e a Índia aparecem bem colocadas no ranking e a média salarial cresceu bastante nos últimos três anos. Na Ásia, o salário dos formados nas 12 escolas presentes na lista subiu até 64% entre os anos de 2001 e 2010 e ex-alunos de escolas europeias tiveram um crescimento salarial de 35% no mesmo período. Esses dados mostram também o pouco crescimento salarial de ex-alunos das escolas americanas, que teve um aumento de apenas 12%.

Nas primeiras colocações estão as americanas Harvard Business School, Stanford Graduate School of Business e a Wharton da University of Pennsylvania. Todas elas já estavam nos rankings anteriores, embora em posições distintas. A quarta colocada é a britânica London Business School seguida pela também americana Columbia Business School. No total, 20 países possuem escolas de negócios com destaque na oferta de cursos de MBA: Estados Unidos, Inglaterra, França, Singapura, China, Espanha, Suíça, índia, Holanda, Itália, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Portugal, Brasil, Irlanda, Alemanha, África do Sul, Bélgica e Costa Rica.

Embora o Brasil apareça na lista, o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o único representante brasileiro no ranking e sua posição caiu da 51ª em 2012 para a 66ª este ano. O Coppead se destacou no aumento médio do salário, que subiu em até 141% (valor em dólar) sobre o salário dos executivos antes do curso. Confira no site do Financial Times a lista com as 100 melhores Global MBA Ranking 2013. 


Comentários