Exames de admissão em pós-graduações nos Estados Unidos

estudando

Alguns cursos que para nós, brasileiros, são graduações como quaisquer outras, nos Estados Unidos, são considerados pós-graduações, dentre eles, os das áreas de Direito e Medicina. Se algum estudante, seja americano nativo ou internacional, tiver interesse por uma destas duas áreas e quiser ser admitido em uma Escola de Direito ou em uma Escola de Medicina, precisa primeiro completar um bacharelado. Não há nenhuma área específica de graduação obrigatória, no entanto, o estudante tem de completar uma quantia certa de créditos acadêmicos e ter um bom desenvolvimento em disciplinas relacionadas ao curso almejado. Por exemplo: se você quer cursar medicina nos Estados Unidos, pode fazer uma graduação em qualquer área, desde que consiga os créditos acadêmicos para ser admitido em uma Escola de Medicina, e comprove proficiência nas disciplinas de ciências (matemática, química, física, biologia, e outras).

É por este motivo que muitos estudantes nos Estados Unidos, durante a graduação, estudam também um curso preparatório chamado de pré-profissionalizante. Na área de medicina, ele recebe diferentes nomes: pre-med, pre-medical ou pre-health. Para direito, existe o pre-law. Estes "cursos de acesso" são, geralmente, oferecidos por universidades norte-americanas em conjunto com bacharelados em diversas áreas de estudo. Desta forma, o estudante conquista ao mesmo tempo os créditos acadêmicos e a proficiência necessários para ser admitido na pós-graduação que desejar.

No entanto, além do preparo acadêmico e da conclusão de uma graduação, é exigida também a realização de uma prova padrão de seleção. Cada área possui o seu exame específico.

Medical College Admission Test (MCAT)

O Teste de Admissão para Faculdades Médicas seleciona os estudantes para os cursos de medicina nos Estados Unidos. Inteiramente computadorizado desde 2007 e oferecido 25 vezes ao ano, o MCAT testa o conhecimento dos candidatos em quatro áreas específicas:

• Ciências físicas: 70 minutos, 52 questões.
• Raciocínio verbal: 60 minutos, 40 questões.
• Ciências biológicas: 70 minutos, 52 questões.
• Dissertação: 60 minutos, duas questões.

microscópio

Law School Admission Test (LSAT)

O Teste de Admissão para Escolas de Direito é realizado quatro vezes ao ano e é dividido em seis partes:

• Quatro seções de múltipla escolha, para testar a interpretação de texto, o raciocínio lógico e o raciocínio analítico dos candidatos.
• Duas seções dissertativas (experimental e dissertação). A sua redação não é avaliada, ou seja, não recebe nota na correção do LSAT, mas é enviada diretamente às Law Schools (Escolas de Direito) as quais você estiver se aplicando.

Graduate Management Admission Test (GMAT)

Há também um teste de admissão em especializações nas áreas de gestão. O Teste de Admissão para Pós-Graduações de Gestão seleciona estudantes para os cursos de especialização oferecidos em Business Schools (Escolas de Negócios) nos Estados Unidos. É dividido em quatro partes:

• Dissertação: 30 minutos para escrever uma redação sobre o tópico sugerido na prova.
• Verbal: 75 minutos, 41 questões (leitura e interpretação de texto).
• Quantitativo: 75 minutos, 37 questões (resolução de problemas, leitura de gráficos e compreensão de dados).
• Raciocínio integrado: 30 minutos, 12 questões (análise de informações e construção de estratégias).

No site oficial de cada uma destas provas, você geralmente encontra informações importantes como valor, locais onde são aplicadas (inclusive no Brasil), dias para a realização da prova, e também simulados e edições anteriores para que você possa se preparar.

Quer estudar uma pós-graduação nos Estados Unidos? Pesquise cursos pelo Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani

Comentários

Destaques