Como a tecnologia pode lhe ajudar a encontrar uma pós no exterior

estudar no computador

Escolher uma instituição de ensino superior não é uma tarefa fácil. Encontrar a melhor opção que atenda a todos os seus objetivos acadêmicos e profissionais, que caiba no seu bolso, e também passar pelo processo seletivo exigem bastante pesquisa e estudos. Escolher uma universidade internacional pode exigir o dobro do trabalho! Estudar no exterior é uma decisão importante para sua vida (acadêmica, profissional, cultural e social), mas antes de mudar-se de país, é necessário passar por um processo longo de admissão e conseguir vários documentos de imigração.

É uma experiência incrível, mas cara – não há como negar. A escolha deve ser certeira. As instituições de ensino superior costumam abrir suas portas para visitação, e expor o que oferecem de melhor aos possíveis estudantes. Esta é uma oportunidade muito boa de conhecer suas opções e encontrar a universidade certa para você. Mas como frequentar estas visitas morando em outro país?

A resposta é simples: pela internet! Os sites, aplicativos e redes sociais encurtaram a distância entre estudantes e universidades do mundo inteiro. Tudo o que uma instituição acadêmica tem a oferecer está a apenas um clique.

Uma boa instituição deve ter cursos reconhecidos oficialmente, oferecer serviços de suporte e aconselhamento, e orientar o estudante internacional durante todo o processo de mudança – desde questões sobre a concessão do visto até o acompanhamento acadêmico. Graças à internet, todo o serviço de orientação pode ser feito completamente online, inclusive a inscrição, o processo seletivo e a matrícula. Seja por chats, e-mail, ou telefone, a equipe de suporte estudantil pode tirar sua dúvida a qualquer momento.

Sites oficiais e tours virtuais

Os sites oficiais universitários expõem todos os detalhes em relação aos cursos e departamentos acadêmicos. Você pode "viajar" pelas páginas online da universidade ou faculdade, e encontrar todo tipo de informação útil sem sair de casa: bolsas de estudo, transferência, créditos acadêmicos, valores do curso, acomodação estudantil, oportunidades de estágios, cena social, clubes estudantis, etc. As instituições acostumadas a receber alunos estrangeiros possuem, inclusive, uma parte dedicada apenas aos "International Students" em seus sites oficiais.

Algumas páginas têm até mesmo tours virtuais pelas instalações do campus; assim você pode conhecer melhor as salas de aulas, os laboratórios, os dormitórios acadêmicos e os demais espaços dos campi internacionais virtualmente, sem precisar viajar para participar dos dias de visita.

Aplicativos

Para afunilar e refinar a sua pesquisa existem bancos de dados online universitários com filtros que lhe ajudam a encontrar resultados de cursos que se encaixem nos seus interesses, seja pelo nível de estudo, país, preço, área de estudo, duração, bolsa de estudo, etc. Ou ainda, você pode utilizar aplicativos gratuitos para encontrar instituições ou cursos internacionais, como é o caso do iTunes U. Basta baixá-lo no seu smartphone ou iPad para visitar catálogos universitários e até mesmo se inscrever em cursos online.

Por Brenda Bellani

Comentários

Destaques