Cursos de Mestrado no Brasil

O Mestrado faz parte da pós-graduação stricto sensu, assim como o Doutorado. Este nível de graduação é recomendado a todos que desejam aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação ou exercício profissional. Para fazer um Mestrado não é necessário possuir uma pós-graduação lato sensu, ou seja, uma especialização, mas é recomendado.

Veja também cursos de doutorado

Existem dois tipos de Mestrado, o Acadêmico e o Profissional. Ambos conferem o mesmo grau, valem para o exercício de docência em universidades e a validade do diploma é condicionada ao reconhecimento prévio do curso. Além disso, os dois tipos de Mestrado são avaliados com a mesma rigidez pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), embora tenham critérios de avaliação específicos.

O Mestrado Acadêmico é o mais comum e raramente a palavra “acadêmico” é citada no nome do curso. Ele é voltado, principalmente, para quem deseja lecionar em ensino superior e promover atividades de pesquisa. Para conseguir o diploma ao final do curso é necessário elaborar e apresentar uma dissertação.

O Mestrado Profissional, como o próprio nome diz, é voltado para a capacitação profissional fora do ambiente acadêmico. Embora o diploma também dê direito a seguir a carreira acadêmica, ele vem a atender as necessidades do mercado de trabalho. Ao final do curso, o trabalho final poderá ser apresentado em diferentes formatos, como artigo, patente, projetos técnicos, publicações tecnológicas, produção de programas de mídia, editoria, softwares, estudos de caso, etc.

Abaixo é possível conferir alguns cursos de mestrado de 2016!

Áreas de Estudo

Agronomia

Artes

Astronomia

Biofísica

Botânica

Direito

Ecologia

Economia

Enfermagem

Farmácia

Filosofia

Física

Fisiologia

Genética

Geografia

História

Imunologia

Medicina

Moda

Morfologia

Museologia

Nutrição

Psicologia

Química

Sociologia

Teologia

Zoologia

Zootecnia

Destaques