Saiba como escolher um curso de pós-graduação

dúvida

Para obter um bom e diferenciado currículo, é indispensável fazer ótimos cursos de pós-graduação. A especialização, o Mestrado e o Doutorado são investimentos importantes para os que desejam alcançar sucesso acadêmico e profissional. Mas, ao escolher a instituição e os programas de pós, vale dar atenção a algumas dicas e pesquisar bastante.

Todos os mestrados e doutorados do país são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e recebem uma nota entre 1 e 7. Os programas de pós-graduação avaliados com nota inferior a 3 perdem o reconhecimento pela CAPES (saiba mais sobre a avaliação). Isso significa que os cursos de mestrado e doutorado com nota acima de 5 estão entre os melhores do Brasil, com boa estrutura e corpo docente qualificado. A consulta dessas notas pode ser feita região e por área do conhecimento, veja.

Diferentemente dos cursos de pós-graduação stricto sensu, as Especializações (lato sensu) não são regidas pela CAPES e não são avaliadas por uma entidade central. Deste modo, recomenda-se que o candidato à pós-graduação seja criterioso ao escolher a instituição. Geralmente, as universidades públicas e às particulares mais reconhecidas, como as Pontifícias Universidades Católicas (PUCs), possuem ótimos cursos de especialização, que garantem segurança ao aluno.

Caso haja opções de instituições diferentes que ofereçam o mesmo tipo de curso, é interessante analisar a ementa e as disciplinas. Assim, o candidato pode perceber se todos seguem os mesmos parâmetros, verificar qual o prepararia melhor e, por conseguinte, tomar uma decisão mais consciente. Além de estabelecer comparações, fazer uma análise da composição do corpo docente pode ser um critério pessoal decisivo. É muito impottante que os professores tenham experiência na área e/ou, pelo menos, diploma de mestrado.

A expressão “o barato pode custar caro” se aplica aos cursos de especialização. O candidato que usa o preço baixo, como critério para fazer sua escolha, não estará levando em consideração a qualidade do curso. Por isso, é importante, também, que se faça uma visita à instituição escolhida, para ver a estrutura e a organização. Procurar conversar com ex-alunos da pós-graduação, para conhecer suas opiniões e impressões sobre o curso, pode evitar possíveis más escolhas seguidas de prejuízo.

E, no sentido de ajudar candidatos a fazerem boas escolhas, o Minha Pós toma o cuidado de cadastrar apenas cursos e programas de pós-graduação que tenham credibilidade. Fique atento às atualizações diárias dos cursos cadastrados e das inscrições que são abertas, em todo o Brasil e no exterior.

Por: Jessika Morais

 



Textos Recomendados:

Como saber se um mestrado a distância tem validade no Brasil

Saiba se um mestrado a distância tem validade no Brasil, tire suas dúvidas sobre revalidação.

Leia mais

Cotas na Pós-Graduação

Governo Federal discute implantação de cotas em programas de pós-graduação, mas algumas universidades já reservam vagas para negros em mestrados e doutorados.

Leia mais

Bolsas de pós-graduação no Brasil para estrangeiros

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) oferece bolsas de estudo em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil para estrangeiros.

Leia mais

Professor universitário precisa ter mestrado?

Será que é preciso ter pelo menos mestrado para dar aula em faculdade? É lei ou exigência do mercado? Confira!

Leia mais

Marco Regulatório da Pós-Graduação Lato Sensu - o que é?

Marco propõe regras para criação de cursos de pós-graduação lato sensu, como as especializações e MBAs. Saiba mais sobre o projeto.

Leia mais

Comentários

Destaques