MBA em Marketing

marketing

Cursos de MBA em Marketing vêm se espalhando por todo o país e são cada vez mais procurados por estudantes de várias áreas do conhecimento. Grande parte dos profissionais em início de carreira e já atuantes no mercado, quando pensam em continuar a formação por meio de um programa de pós-graduação, escolhem aprofundar seus conhecimentos nas técnicas de Marketing e gestão empresarial.

Direcionado a profissionais graduados nas mais diversas áreas de atuação, o MBA em Marketing visa aprofundar o conhecimento em conceitos fundamentais para que o aluno possa evoluir na prática do marketing diário e em áreas estratégicas na administração e gestão de empresas. O curso se volta também para o estudo de cases e na elaboração de Planos de Marketing.

Com 16 anos de existência, o MBA em Marketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV) já formou mais de 300 turmas, capacitando seus alunos para trabalharem em áreas como Vendas, Distribuição, Precificação, Comunicação, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Gerência de Produtos, entre outras. O curso atinge profissionais de áreas como economia, administração de empresas, engenharia e comunicação, embora até áreas pouco comuns como história, nutrição, medicina e odontologia procuram o MBA de Marketing.

Para o professor Luis Carlos Sá, Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da FGV, as empresas valorizam muito os profissionais de marketing que estejam voltados para a obtenção de resultados “o profissional de Marketing está em contato direto com o que mais interessa às empresas: seus clientes, e por conhecerem o que eles necessitam são capazes de empreender o desenvolvimento de novos produtos e serviços”, avalia o professor.

Presente em mais de 30 cidades brasileiras o MBA em Marketing da FGV se tornou referência na área em todo o país. Líder nacional, a FGV conta com um corpo docente experiente, 70% deles são mestres e doutores nas áreas do curso. O programa de pós em Marketing é o mesmo em grande parte das cidades, podendo existir algumas disciplinas específicas para uma determinada localidade em função das suas características regionais. Os professores de Marketing da FGV são os mesmos para todos os cursos.

A crescente procura por cursos de MBA em Marketing não só por profissionais de publicidades, mas de áreas fortes como administração, é uma reação do mercado para as transformações que o mundo globalizado vem passando. Luis Carlos Sá afirma que “profissionais da área precisam entender que a comunicação e o marketing vivem um momento de desconstrução, uma mudança de paradigma”. Antes os clientes tinham pouco acesso às informações e as empresas visavam o lucro a todo custo. Hoje, é o próprio consumidor que participa do processo de criação de produtos.

O marketing digital tem possibilitado essas transformações. As empresas não pensam apenas em campanhas publicitárias, pensam em um conceito publicitário que marque as empresas de forma positiva “o fundamental para o novo gestor é fazer um marketing centrado em valores, o chamado Marketing 3.0”. Os publicitários perceberam a necessidade de criar uma comunicação holística e organizada e o MBA em Marketing possibilita aos profissionais o entendimento do processo de Marketing Integrado, que caminha além da comunicação.

“As mudanças estruturais ocorridas em escala global motivadas pelo desenvolvimento, acesso e utilização de tecnologias da informação e comunicação promovem níveis de interatividade e conectividade sem precedentes no relacionamento entre as empresas, fornecedores, seus clientes e consumidores finais” afirma o professor Luis Carlos Sá. O curso de MBA em Marketing, que tem duração média de um ano (carga horária de 480h/aula), torna mais amplo a atuação profissional do aluno que foi capacitado para entender e saber lidar com essas mudanças estruturais de escala global.



Textos Recomendados:

Como saber se um mestrado a distância tem validade no Brasil

Saiba se um mestrado a distância tem validade no Brasil, tire suas dúvidas sobre revalidação.

Leia mais

Cotas na Pós-Graduação

Governo Federal discute implantação de cotas em programas de pós-graduação, mas algumas universidades já reservam vagas para negros em mestrados e doutorados.

Leia mais

Bolsas de pós-graduação no Brasil para estrangeiros

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) oferece bolsas de estudo em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil para estrangeiros.

Leia mais

Professor universitário precisa ter mestrado?

Será que é preciso ter pelo menos mestrado para dar aula em faculdade? É lei ou exigência do mercado? Confira!

Leia mais

Marco Regulatório da Pós-Graduação Lato Sensu - o que é?

Marco propõe regras para criação de cursos de pós-graduação lato sensu, como as especializações e MBAs. Saiba mais sobre o projeto.

Leia mais

Comentários

Destaques