Existe mestrado a distância?

mestrado a distância

No Brasil, os cursos de mestrado são divididos em mestrado acadêmico e mestrado profissional e ambos passam pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Até hoje, a Capes recomenda apenas sete mestrados a distância: o Programa semipresencial de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT); o Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras); Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP); Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis); Mestrado Profissional em Artes (PROF-Artes); Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio); e Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF). No entanto, eles não são totalmente a distância. O mais correto é usar o termo "cursos semipresenciais".

Assim como todos os cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino superior do País, o formato dos cursos de mestrado inclui uma grade de disciplinas obrigatórias e opcionais. Ao final da pós, a aluno não necessita frequentar as aulas, pois é o período reservado para a elaboração de sua dissertação final. Porém, a falta de tempo e de cursos de pós-graduação em todas as cidades brasileiras faz com que profissionais busquem a educação continuada a distância.

Veja também: Como ser aprovado em uma pós-graduação

É comum as instituições de ensino ofertarem pós-graduação lato sensu, as famosas especializações e MBAs, a distância, mas este tipo de modalidade ainda não se popularizou entre os cursos de mestrado. A Sociedade Brasileira de Matemática acabou sendo pioneira e conseguiu a recomendação de seu curso de mestrado profissional (PROFMAT) pela Capes. O mestrado é voltado para professores da rede pública e as aulas são ministradas por meio de sua plataforma virtual de aprendizagem. No entanto, esses mestrados funcionam em polos, ou seja, vez ou outra o mestrando precisa se deslocar para assistir alguma determinada aula ou fazer prova.

Para que os programas de mestrado semi-presencial sejam aprovados pela Capes, a coordenação deve apreciar os projetos dos cursos através de seu Conselho Técnico-Científico da Educação Superior. O conselho avalia critérios como a proposta do programa, corpo docente, teses e dissertações, produção intelectual e inserção social, assim como um mestrado normal. Ao recomendar o PROFMAT, por exemplo, a coordenação pretendeu incentivar o surgimento de novos cursos de mestrados semipresenciais voltados para professores da educação básica. O que acabou acontecendo.

Alerta

O estudante interessado no mestrado a distância deve ficar atento aos falsos cursos oferecidos no Brasil e exterior. Algumas instituições/empresas oferecem cursos de MBA a distância se passando por mestrados. Os programas de pós-graduação devem ser recomendados pela Capes. Para saber se um mestrado é reconhecido, visite o site da Capes ou até mesmo entre em contato com o Minha Pós (contato@minhapos.com.br).


Comentários