Exame ANPEC

anpec

A Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia foi fundada em 1973 com o objetivo de agregar instituições de ensino superior do Brasil que possuem cursos de pós-graduação em Economia. Além de aplicar anualmente o Exame ANPEC, a associação possui uma publicação, a revista Economia, e organiza encontros nacionais e distribui prêmios para os melhores trabalhos de pesquisadores.

Hoje, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia possui 36 programas de mestrado que exigem o Exame ANPEC em uma das fases de seu processo seletivo. Algumas universidades utilizam o teste também para o curso de doutorado, porém são mais raros já que o enfoque da ANPEC é nos cursos de mestrado.

Os programas de pós-graduação que exigem o Exame ANPEC estão espalhados por 14 estados brasileiros: Ceará, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina, Brasília, Alagoas, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. O Exame pode ser feito por candidatos que possuem diploma de graduação em qualquer área do conhecimento. A inscrição é realizada apenas online e o valor da taxa, a ser paga por meio de boleto bancário, é de R$300 (valor de 2013).

A prova da ANPEC não aprova ou reprova, apenas classifica o candidato de acordo com o resultado. O teste é composto de seis provas nas áreas de Matemática, Estatística, Economia Brasileira, Macroeconomia, Microeconomia e Inglês. Cada uma das provas é composta de 15 questões objetivas (verdadeiro ou falso). A prova de Economia Brasileira conta também com uma questão dissertativa.

O Exame ANPEC é realizado uma vez por ano com o objetivo de classificar os candidatos para as seleções de mestrado do ano seguinte. O teste é aplicado normalmente em setembro durante um fim de semana. As cidades de Belém, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Uberlândia, Fortaleza, Vitória e Maringá são sedes das provas da ANPEC.

Para mais informações, acesse o site do Exame ANPEC.


Comentários