Diferença entre pós-graduação e MBA

mba

As instituições de ensino superior brasileiras estão oferecendo cada vez mais cursos e categorias de pós-graduação: cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização, Master of Business Administration (MBA), mestrado profissional, doutorado, pós-doutorado... Os caminhos são muitos, e as dúvidas também. Os cursos de MBA fazem sucesso pelo país, porém futuros pós-graduandos ainda enfrentam dificuldades para entender a diferença entre a pós-graduação e MBA.

O nome pós-graduação é um termo que define a educação continuada englobando as várias categorias de cursos ofertados para profissionais portadores de um diploma de graduação, e o MBA é um deles. O Mestrado em Administração de Negócios (tradução simples do termo original em língua inglesa Master of Business Administration) chegou às terras nacionais com uma característica diferenciada dos mestrados em Administração que deram origem ao nome nos Estados Unidos: aqui o MBA é considerado como mais uma especialização.

Em uma colocação mais simples: embora o Master of Business Administration também possua a denominação “mestrado”, o aluno que se formar em algum curso de MBA no Brasil, ou até mesmo em Portugal, não vai obter o título de mestre e sim de especialista. Os cursos de MBA no Brasil não são apreciados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como acontece com os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).

Nos Estados Unidos os cursos de MBA são mestrados ofertados pelos programas de Pós-Graduação em Administração. Alguns cursos possuem ênfase definida em uma única área, como os cursos de Master of Business Administration in Systems Management e MBA in Accounting da Baldwin Wallace College (Ohio) ou o curso de MBA in Finance da Western International University (Arizona). Esses programas podem durar até cinco anos e o valor dos cursos varia entre 10 mil e 20 mil dólares por ano. Veja no site da HotCourses Brasil os cursos de MBA nos Estados Unidos.

Como no Brasil os cursos de especialização nessa modalidade se tornaram bastante populares, a área de Administração perdeu o monopólio na oferta de programas de MBA e eles passaram a ser oferecidos dentro de outras áreas do conhecimento como em Saúde, Ecologia e Engenharia. A popularidade dos programas de MBA baixou o preço dos cursos, mas a qualidade do programa deva ser atestada com antecedência pelo candidato. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o instituto Insper são as maiores referências nos curso de MBA brasileiros.  O valor pode variar de R$ 700 a R$ 1.000, dependendo da localização. 


Comentários