Como ser aprovado em uma pós-graduação?

A concorrência no mercado de trabalho tem crescido cada vez mais, principalmente nos grandes centros urbanos, e com isso as exigências na hora de uma contratação acabam aumentando. Hoje em dia, profissionais com maior qualificação acadêmica e experiência profissional tem maiores chances de conseguir um bom emprego. É essa situação que têm levado grande parte dos graduados a procurar cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Com esse aumento de procura os processos seletivos têm ficado cada vez mais concorridos. Devido a este fato é importante que o candidato se dedique e siga algumas regras básicas para que a tão almejada aprovação seja alcançada. Então se você pretende fazer alguma pós-graduação fique atento a algumas sugestões.

É muito importante que o candidato tenha certeza do curso que pretende fazer para a partir daí ele procurar se informar sobre a pós-graduação. É essencial que se conheça bem a área que pretende estudar. Para adquirir esse conhecimento é interessante conversar com pessoas que têm especialização naquele assunto, buscar informações sobre as melhores instituições para realizar o curso e estudar o programa das que for de seu interesse. 

O candidato deve ter em mente que um bom pré-projeto é um largo passo para se alcançar o objetivo final, então é de extrema importância que ele seja bem elaborado e que condiga com as linhas de pesquisa da instituição que pretende estudar.

Como ser aprovado na seleção de mestrado e doutorado

Geralmente os processos de seleção são compostos por provas de conhecimento específico, análise curricular, entrevista e análise do pré-projeto. O candidato deve sempre ler o edital para saber quais são as fases que comporão o processo seletivo já que estes variam de uma instituição para outra.

Se você é estudante de graduação e pretende cursar um mestrado ou doutorado aproveite este tempo para enriquecer seu currículo. Faça cursos extracurriculares, produza artigos e participe de congressos para expô-los e busque aprender outros idiomas, afinal alguns processos de seleção exigem que se conheça outro idioma e aplicam provas específicas para testá-lo.

Se você já terminou o curso e está tentando uma pós tente sempre enriquecer seu currículo, você só tem a ganhar, e se dedique antes e durante os processos de seleção, assim a aprovação será certa.

 

Por: Talitha Nery


Comentários