IME - Instituto Militar de Engenharia

ime

O Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado no Rio de Janeiro, oferece programas de pós-graduação em mestrado e doutorado nas áreas de Engenharia, Química e Sistema de Computação.  O regime de ensino é em tempo integral durante todos os dias da semana, com duração de dois anos para os cursos de mestrado e três para doutorado. Atualmente, o IME possui oito cursos de mestrado e três de doutorado. Os programas mais bem avaliados pela Capes são em Ciência de Materiais, Engenharia de Defesa e Química.

Cursos de Mestrado do IME

Ciências dos Materiais: o programa oferece sete disciplinas com áreas de concentração em Comportamento Mecânico dos Materiais e Propriedades Físicas dos Materiais.

Engenharia de Defesa: o curso possui 32 disciplinas com áreas de concentração em Engenharia de Defesa

Engenharia de Transportes: o curso divide suas áreas de concentração em Planejamento e Operação de Transportes e Infra-estrutura de Transportes.

Engenharia Elétrica: o mestrado tem como objetivo a capacitação de alunos graduados, civis ou militares, através de estudos avançados e do envolvimento em trabalhos de pesquisa com áreas de concentração em Sistemas Eletrônicos de Defesa e Comunicação

Engenharia mecânica: o mestrado possui 11 linhas de pesquisa com áreas de concentração em Mecânica dos Sólidos e Termociência.

Engenharia Nuclear: o curso visa frmar profissionais aptos a aplicar, na área da Engenharia Nuclear, conhecimentos tecnológicos e científicos na identificação, formulação, proposição e resolução de problemas nas disciplinas de Introdução à Engenharia Nuclear, Física Atômica e Nuclear, Métodos de Matemática Avançada, Higiene das Radiações, Detecção e Instrumentação Nuclear e Laboratório Nuclear.

Química: o curso possui cinco linhas de pesquisa nas áreas de físico-química e Química Orgânica.

Sistema e Computação: o mestrado possui três linhas de pesquisa: Algoritmos e Linguagens, Tecnologias para Tratamento e Transmissão da Informação e Sistemas de Informação. Suas áreas de concentração são em Sistemas de Informação e Tecnologias e Sistemas de Computação.

Cursos de doutorado do IME

Química: o programa de doutorado possui linhas de pesquisa em Catálise, espectrometria, modelagem molecular, tecnologia química e síntese orgânica nas áreas de concentração de físico-química e Química Orgânica.

Engenharia de Materiais: Áreas de Concentração em Comportamento Mecânico dos Materiais e Propriedades Físicas dos Materiais e as quatro linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Ciência dos Materiais procuram atender as necessidades em especial do Exército Brasileiro, principal cliente do Instituto Militar de Engenharia.

Engenharia de Defesa: o programa apresenta apenas uma área de concentração em engenharia de defesa com linhas de pesquisa em Comunicações e Inteligência em Sistemas de Defesa, Mecatrônica e Sistemas de Armas e Modelagem e Simulação em Sistemas de Defesa também voltados para atender, principalmente, ao exercito.

Mais informações no site do IME.

Destaques