IFCE - Instituto Federal do Ceará

ifce

Formada por 23 unidades espalhadas pelo estado do Ceará, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) possui atualmente cursos de pós-graduação em mestrado e especialização. Criado em 2008, o instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Ceará oferece quatro cursos de especialização: Cultura Folclórica Aplicada, Educação Física Escolar, Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas de Turismo. Os programas de pós-graduação são divididos em Tecnologia de Alimentos e Gestão Ambiental, ambos ministrados em Fortaleza.

Cursos de especialização do IFCE

Cultura Folclórica Aplicada: ramo da antropologia que possui relações com disciplinas como a Sociologia e a Etnografia, a especialização em Cultura Folclórica visa propiciar o desenvolvimento e habilidade com pesquisas acadêmicas bem como estimular o desenvolvimento da pesquisa e o registro da cultura tradicional popular no Ceará.

Educação Física Escolar: oferecida no campus Canindé, a especialização destina-se a oferecer formação avançada, prioritariamente, a graduados em Educação Física, bem como, a profissionais do magistério de áreas afins, com o intuito de qualificá-los para atuarem como docentes, pesquisadores e/ou gestores na área da Educação Física Escolar. 

Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: o curso de especialização implica compromisso com a formação de profissionais preocupados com a educação visando ampliar fundamentos teóricos que embasam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos.

Políticas Públicas de Turismo: o objetivo é preparar profissionais para a elaboração e avaliação de Políticas Públicas para o Turismo que atuem como facilitadores junto a prefeituras e ao Governo Estadual, incentivando a criação de uma cultura de participação política. A especialização se volta para profissionais graduados em Turismo e áreas afins.

Cursos de mestrado do IFCE

Mestrado em Tecnologia de Alimentos: o curso de mestrado terá início efetivo em setembro de 2012. Visando capacitar profissionais que atuem nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços referentes às atividades do complexo produtivo agropecuário o mestrado terá duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Processos e Produtos Alimentares no Semiárido Nordestino e Fisiologia e Bioquímica Pós-colheita de Produtos Regionais.

Mestrado em Gestão Ambiental: visando capacitar profissionais que atuam na área ambiental com formação diversificada, porém voltada para a sustentabilidade o curso de mestrado oferece 19 disciplinas e possui três linhas de pesquisa: Instrumentos de Gestão Ambiental, Monitoramento e Controle da Qualidade de Águas e Tratamento e Reuso de Efluentes e Resíduos.

Para mais informações visite o site do IFCE.
 

Destaques