Instituto Ling

instituto ling

O Instituto Ling é uma associação criada no ano de 1995, cujo principal intuito é apoiar, por meio de investimentos, brasileiros que tenham espírito de liderança e que sejam dedicados a fazer diferença na sociedade. Por isso, o instituto desenvolveu programas que oferecem a jovens brasileiros a oportunidade de fazer um estudo com qualificação no exterior, concedendo bolsas de pós-graduação.

O Programa Start MBA/MPA é um dos programas que possibilitam que se estude no exterior. Ele oferece bolsa parcial de MBA (Mestrado em Administração de Negócios) e MPA (Mestrado em Administração Pública) de tempo integral nas melhores universidades da Europa e dos Estados Unidos. O MBA é considerado um mestrado no exterior, diferente do que acontece no Brasil, que o curso equivale a uma especialização.

Outro programa é o LLM Instituto Ling, oferecido em parceria com o Gouvêa Vieira Advogados desde 2004. As bolsas de pós-graduação são parciais e destinadas aos melhores cursos de LLM (sigla para Legum Magister, ou Mestrado em Leis) de tempo integral nos Estados Unidos e na Europa. Esta modalidade de bolsa beneficia profissionais em início de carreira, que demonstrem liderança, espírito empreendedor e excelência acadêmica.

Em outra área, o Masters In Engeneering IIT (Illinois Institute of Technology) oferece bolsas de estudos parciais para brasileiros que tenham sido aceitos em programas de Mestrado em Engenharia no IIT e que recebam recomendação de bolsa por parte da universidade. Desde 2006, o Instituto Ling mantém uma parceria com o IIT que busca facilitar o acesso de engenheiros brasileiros a cursos de Mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade Norte Americana. O processo seletivo possui mais de uma fase, com  análise de currículo e entrevistas.

Na área de Comunicação, o Instituto Ling oferece o Jornalista de Visão, que é um programa de bolsas de estudo para Jornalistas para cursos de Mestrado e de especialização em Universidades dos Estados Unidos e Europa. No programa, o Instituto procura candidatos com alto perfil de liderança e bom desempenho acadêmico. As formas de avaliação são com entrevistas e análise do histórico acadêmico e profissional. O Programa já distribuiu 44 bolsas de estudo.

O Ling conta também com o programa de pós-graduação Global Competitiveness Leadership Program (GCLP), oferecido pela Georgetown University (Washington D.C.). O curso tem duração de três meses, iniciando-se em janeiro de cada ano. Entre 2010 e 2012, a seleção para o GCLP era vinculada ao Programa Jornalista de Visão. A partir de 2013, se tornou independente, contando com o apoio do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), do Rio Grande do Sul, do Instituto de Formação de Líderes (IFL), representações de Belo Horizonte e de São Paulo, e do Estudantes pela Liberdade (EPL). Atualmente, essas entidades são responsáveis por pré-selecionar e indicar os candidatos para o processo seletivo do Instituto Ling às três bolsas de estudos oferecidas todos os anos.

Existe também uma bolsa especial: a Person of the Year Fellowship Program,  que é concedida em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce de Nova Iorque (BACC). O programa é um reconhecimento dado aos bolsistas que se destacam durante os processos seletivos dos programas de bolsas de pós-graduação do Instituto Ling. Só podem participar desse processo seletivo os candidatos inscritos nos programas Start MBA/MPA, LLM Instituto Ling/Gouvêa Vieira, MsC IIT e Jornalista de Visão. Os participantes que tenham sido aprovados para mestrados em universidades norte-americanas passam, automaticamente, a concorrer também à Bolsa Person of the Year. Os vencedores recebem uma bolsa de estudos adicional da BACC.

O beneficiado pela bolsa tem a liberdade para escolher qual a universidade que pretende fazer o curso. Desde sua criação, o Instituto Ling já ofertou mais de 200 bolsas para os programas de pós-graduação nas melhores universidades do mundo, dentre elas, Harvard, Universidade de Chicago, Wharton (Universidade da Pensilvânia).

Os critérios para a seleção de candidatos é feita a partir de uma série comparativa entre os concorrentes. É levada em consideração a universidade em que o aluno foi aceito, a sua capacidade de liderar e os resultados dos testes realizados.

É importante que o interessado fique atento ao site para saber quando irão abrir as inscrições para o processo de seleção. O Instituto Ling pede ao candidato que envie os documentos exigidos no processo com antecedência para facilitar o processo.

Para receber a bolsa de pós-graduação do programa o candidato deve ser brasileiro, demonstrar necessidade de recursos para poder realizar o curso no exterior e já ter sido aceito na universidade que pretende realizar o curso. Para mais informações sobre os programas do Instituto Ling, acesse www.institutoling.org.br ou visite a página no Facebook.


Comentários