Bolsa FAPESP

fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), órgão público de fomento à pesquisa, disponibiliza bolsas de estudo acadêmico e pesquisa no Brasil e no exterior nas modalidades de estágio de pesquisa no exterior, bolsa de pesquisa no exterior, bolsa de iniciação científica e bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os benefícios podem ser solicitados em qualquer época do ano por estudantes e pesquisadores matriculados ou com vínculo em qualquer instituição de ensino e pesquisa de São Paulo.

A fundação, ligada à Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em nível de pós-graduação oferece bolsas a pesquisadores com título de doutor que desejem realizar atividades de pesquisa em alguma instituição exterior. O benefício para o candidato selecionado é de US$ 1.800 mensais acrescidos de valores que podem chegar a até US$900 de acordo com a quantidade de dependentes do pesquisador bolsista (a fundação custeia até quatro dependentes).

Para os programas de pós-graduação em mestrado e doutorado as bolsas são concedidas para estudantes de dedicação exclusiva matriculados em alguma instituição de ensino do estado de São Paulo que visem elaborar um projeto de pesquisa que resulte em dissertação. A duração das bolsas de mestrado é de no máximo dois anos, as bolsas concedidas para os programas de doutorado são de três anos com prorrogação máxima de 12 meses.

Confira a tabela de valores dos programas nacionais de bolsa da Fapesp

Os programas de pós-doutorado visam possibilitar a entrada temporária de novos cientistas para os grupos de pesquisa ativos no estado de São Paulo. A bolsa consiste em um valor mensal acrescidos de auxílio deslocamento e auxílio instalação. Para mais informações acesse o site da Fapesp.

Comentários

Destaques