Bolsa FACEPE

facepe

Órgão de fomento à ciência e tecnologia, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) disponibiliza bolsas e auxílios para estudantes de vários níveis de ensino do estado do Pernambuco. O objetivo é incentivar futuros e atuais pesquisadores no desenvolvimento da ciência e da tecnologia a fim de diminuir as desigualdades regionais. A fundação, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, possui hoje mais de 10 modalidades de bolsa de estudo acadêmico.

Nos níveis de programas de pós-graduação são oferecidos bolsas de Desenvolvimento Científico Regional – DCR, Fixação de doutorado, Fixação de Mestrado, Bolsa de Fixação de Pesquisador – BFP, Pedido de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG) e Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD.

Desenvolvimento Científico Regional – DCR: objetivando diminuir as desigualdades regionais a bolsa de desenvolvimento científico beneficia pesquisadores com título de doutor com um valor mensal acrescidos de auxílio deslocamento, auxílio enxoval e um complemento de R$1.200 para alunos que receberam a bolsa do CNPq.

Fixação de doutorado: possibilita que estudantes de doutorado que se encontram na fase final do trabalho em uma instituição de Pernambuco, mas que já ultrapassaram o prazo de duração da bolsa concedida pelo CNPq ou CAPES, a finalize a sua tese.

Fixação de Mestrado: possibilita que estudantes de mestrado que se encontram na fase final do trabalho em uma instituição de Pernambuco, mas que já ultrapassaram o prazo de duração da bolsa concedida pelo CNPq ou CAPES, a finalize a sua tese.

Bolsa de Fixação de Pesquisador – BFP: com duração de até, no máximo, três anos a bolsa visa formar profissionais com título de doutor com experiência em ciência e tecnologia para atuarem nas áreas de pesquisa do estado.  

Pedido de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG): bolsas de pós-graduação em mestrado, para atender alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação de Pernambuco.

Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD: em uma parceria com a Capes, a Facepe ficou responsável por gerir uma parte das bolsas concedidas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado para beneficiar os estudantes regularmente matriculados em uma instituição de ensino de Pernambuco.

Mais informações no site da Facepe.

Comentários

Destaques