Bolsa CNPq no exterior

O Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsas de estudo acadêmico dedicadas à formação de estudantes e ao aprimoramento de pesquisadores em instituições estrangeiras conceituadas. As bolsas de estudo no exterior oferecidas pelo CNPq são destinadas à doutorandos e candidatos a doutorado. Os programas objetivam incentivar pesquisadores a fazerem seu doutorado, ou parte dele, na Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália ou Reino Unido.

O programa de bolsa de pós-graduação no exterior é dividido em Doutorado Pleno GDE e Doutorado Sanduíche SWE. A finalidade do Doutorado Sanduiche é possibilitar ao selecionado oportunidade de aprofundamento teórico, coleta ou tratamento de dados ou o desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil, no exterior. O candidato deve estar matriculado em algum dos cursos de doutorado reconhecidos pela Capes com conceito 6 ou 7 há, pelo menos, um ano.

O candidato à bolsa Sanduiche deve também: ter conhecimento do idioma da instituição do país de destino, a aceitação do coordenador do curso e dos orientadores no Brasil e no exterior, não pode ser aposentado e ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil. A duração normal do programa é de três a 12 meses condicionada à duração da bolsa de Doutorado no país de destino. Somados o tempo de estudo no Brasil e no exterior o doutorado não pode ultrapassar quatro anos.

O aluno selecionado receberá uma bolsa Sanduiche no valor referente ao país de destino. A bolsa para alunos que vão para os EUA e para a Europa são de 1300 dólares e euros, respectivamente. Além da mensalidade, o aluno selecionado receberá auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento destinado à aquisição de passagem aérea de ida e volta.

Confira aqui a tabela de bolsas no exterior

O programa de Doutorado pleno possibilita formar doutores no exterior em centros de excelência em áreas do conhecimento nas quais a pós-graduação no Brasil ainda é deficiente ou em áreas prioritárias, definidas pelo Conselho Deliberativo do CNPq. O curso varia de um a três anos e os benefícios, além da mensalidade, são auxílio instalação, seguro saúde, auxílio deslocamento destinado à aquisição de passagem aérea de ida e volta e taxas escolares.

No Doutorado Pleno a bolsa também varia de acordo com o país de destino e os benefícios incluem um dependente (cônjuge ou filhos e enteados menores de 18 anos ou menores de 24 anos que estejam matriculados em um curso de graduação). Mais informações no site da CNPq ou pela central de atendimento no 0800-619697.

Comentários

Destaques