Bolsa Capes no Exterior

capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visando contemplar estudantes bem conceituados dos programas de pós-graduação no Brasil, concede bolsa de estudo no exterior para capacitar profissionais do meio acadêmico e pesquisadores brasileiros. A Capes mantém sete bolsas no exterior nas modalidades de doutorado, doutorado sanduíche, estágio pós-doutoral, estágio senhor, programas de apoio a eventos no exterior, programa de áreas estratégicas e institutos nacionais de ciência e tecnologia e grande prêmio Capes de tese.

A bolsa de doutorado pleno no exterior, concedida à estudantes de elevado desempenho acadêmico, visa formar profissionais de alto nível em instituições de ensino no exterior. O benefício inclui Mensalidade, adicional para dependente (até dois), auxílio-instalação, passagem aérea e Seguro Saúde. O prazo máximo de duração da bolsa é de até quatro anos. Serão avaliados, para a concessão de bolsas, o desempenho acadêmico do candidato, seu Currúculo Lattes e as correspondências trocadas com seu futuro orientador do país de destino.

O Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes concede à universidades que tenham curso de doutorado reconhecido pela coordenação cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior. A seleção é feita por maio do coordenador do programa de pós-graduação da instituição de ensino que o candidato curse o doutorado. A mensalidade das bolsas varia de acordo com o país de destino do candidato e é acrescida de seguro saúde, auxílio deslocamento e auxílio instalação. A duração da bolsa varia entra quatro meses e um ano.

Os programas de estágio pós-doutoral e estágio senior concede bolsas de estudos para doutores que desejem realizar estudos avançados no exterior. O estágio pós-doutoral exige que o candidato possua o título de doutor há menos de oito anos e o estágio senhor contempla doutores que possuam o título há mais de oito anos. Os benefícios são mensalidade, que varia de acordo com o país de destino do pesquisador, auxílio-instalação, passagem aérea e seguro saúde.

Para mais informações acesse o site da Capes

Comentários

Destaques