Turismo e Hotelaria


A maioria dos cursos de Pós-Graduação em Turismo é em nível de especialização, pois é uma área mais voltada para a habilitação profissional do que acadêmica. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, tem crescido a procura por cursos de especialização em Turismo e Hotelaria. Estas pós são voltadas, principalmente, para graduados em turismo, administração, economia, gastronomia e hotelaria.

Atualmente, o Brasil não possui nenhum curso de doutorado em Turismo. Os cursos de pós-graduação stricto sensu são em nível de mestrado, quatro, e mestrado profissional, dois. A pós com a melhor avaliação da Capes é o Mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina. Segundo a coordenadora desse curso, Drª. Doris van de Meene Ruschmann, “os estudos científicos e o empenho de docentes e discentes na publicação de artigos e capítulos em periódicos de referência e livros, além de atividades de pesquisa multi e interdisciplinar” fazem desta pós uma referência na área de Turismo.

Quem opta por fazer uma pós-graduação em Turismo estuda planejamento, hospitalidade, destinações e administração de empresas turísticas. Os pós-graduados nessa área recebem bons salários em agências de viagens e consultoria, e no mercado da hotelaria e gastronomia.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques