Teologia


teologia

Existem poucos cursos de pós-graduação em Teologia no Brasil, o que é natural pelo tema e público-alvo, geralmente sacerdotes, pastores e religiosos. Em relação aos programas de pós-graduação em Teologia, são apenas seis que recebem esse nome e 10 recebem o nome de Ciências da Religião. A Capes avalia com nota 6 (escala de 3 a 7) dois desses programas, o da Faculdade Jesuíta (FAJE), em Belo Horizonte/MG, e o da Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo/RS. Para saber mais sobre e área, o Minha Pós entrevistou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da FAJE, o professor Dr. Geraldo Demori.

Segundo Demori, o programa da FAJE se destaca pelo corpo docente altamente qualificado, com formação e participação ativa no exterior, discentes de vários continentes, sobretudo de países da América Latina e da Europa, abertura ecumênica, grande influxo da teologia elaborada na FAJE em âmbitos importantes da vida das Igrejas cristãs, sobretudo a católica, a grande produção intelectual do corpo professoral, cuja qualidade se mede pelas traduções de várias das obras produzidas por eles em outras línguas, entre outras características.

O coordenador do programa da FAJE afirma que tem crescido o interesse pelo diálogo entre a teologia e as grandes questões da contemporaneidade. É o caso, por exemplo, das questões ligadas ao meio ambiente, ao diálogo inter-religioso, ao gênero e da presença das Igrejas nos processos de transformação social. “A grande recomposição do campo religioso nacional, com os pentecostalismos e os neo-pentecostalismos, também tem suscitado muitas pesquisas, embora sejam realizadas mais nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião” – comenta Demori.

Em relação aos cursos de especialização em Teologia, Geraldo Demori comenta que a interpretação da tradição cristã na contemporaneidade, ou seja, projetos de pesquisa que buscam pensar para nossos dias os conteúdos das disciplinas sistemáticas têm atraído mais estudantes. “Há um interesse grande também por disciplinas mais ligadas à pastoral e por temas de teologia bíblica”.

Veja aqui a entrevista completa

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Centro-Oeste

Destaques