Sociologia


sociologia

Na área de Sociologia da pós-graduação stricto sensu se encontram os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais, Sociologia e Política. Nesta área se destacam os cursos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Cândido Mendes (UCAM), todos eles com avaliação máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Engana-se quem pensa que a Pós-Graduação em Sociologia é voltada apenas para sociólogos. Segundo o professor Dr. Ernesto Seidl, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tradicionalmente boa parcela dos alunos desta pós tem formação em outros cursos da área de humanidades, como Direito, Psicologia, História e Educação.

Pós-graduados em Sociologia têm sua principal inserção em atividades de docência superior e de pesquisa. Também é possível encontrar mestres e doutores em Sociologia em ONGs e órgãos da burocracia estatal. A média salarial de um professor doutor, em início de carreira, é de aproximadamente R$ 5.000. Em grandes universidades privadas, pode chegar a muito mais.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques