Serviço Social


serviço social

Com o objetivo de formar professores e pesquisadores compromissados com o desenvolvimento social brasileiro, instituições de ensino superior criaram programas de pós-graduação em Serviço Social na área de ciências sociais aplicadas. Tais programas são encontrados com a nomenclatura de Política Social, Economia Doméstica, Políticas Públicas, Políticas Sociais e Serviço Social em mais de 30 universidades espalhadas por todo o país.

Visando desenvolver a pesquisa e estimular reflexões sociais, destacam-se como principais áreas de concentração dos programas de doutorado e mestrado em Serviço Social a Políticas e Processos Sociais, Serviço Social, Fundamentos e Prática Profissional, Políticas e Movimentos Sociais e Culturais, Cidadania e Serviço Social. A área é muito importante para o planejamento e execução de políticas públicas e programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do individuo em sociedade.

No Brasil existem mais de 30 programas de mestrado e 14 de doutorado em Serviço Social com principais linhas de pesquisa em Construção do Conhecimento em Serviço Social, Demandas e Políticas Sociais, Fundamentos Epistemológicos do Conhecimento em Serviço Social e Metodologia do Serviço Social. Embora nenhum deles receba avaliação máxima da Capes, os programas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram bem avaliados.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Norte

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques