Saúde Coletiva


Saúde Coletiva é uma área multiprofissional que engloba técnicas e conhecimentos para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população. No Brasil, o número de bacharéis em saúde coletiva é praticamente inexistente embora a procura do mercado, principalmente do setor público, seja alta. Tal fenômeno é o responsável por tornar os cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva bastante procurados. Atualmente, mais de 40 instituições de ensino superior oferecem cursos de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva.

Embora a Capes reserve uma área específica para a Saúde Coletiva, os cursos de pós são de caráter multidisciplinar. Existem programas em diversas áreas como Saúde Coletiva, Avaliação em Saúde, Bioética e Ética Aplicada à Saúde, Epidemiologia, Gestão Clínica, Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, Nutrição em Saúde Pública, Saúde da Família, Saúde na Comunidade entre outros. Muitas universidades e institutos de saúde possuem também cursos de especialização em Saúde Coletiva, principalmente voltados para o estudo da saúde pública.

A Capes reconhece 27 mestrados profissionais, 40 cursos de mestrado acadêmico e 25 doutorados em Saúde Coletiva, sendo que os programas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) obtiveram nota máxima na avaliação da coordenação. As principais áreas de concentração dos cursos são em Epidemiologia dos Serviços da Saúde, Saúde Pública, Gestão em Saúde, Política Planejamento e administração em Saúde entre outras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques