Química


química

Os cursos de pós-graduação em Química estão em constante crescimento e fazem parte das áreas beneficiadas pelo programa Ciência sem Fronteira, do Governo Federal. No Brasil, são mais de 50 instituições de ensino superior com programas de pós-graduação em Química e áreas afins como Ciência e Tecnologia, Ciências Naturais, Ciências Moleculares, Química Aplicada, Química Tecnológica e Ambiental e Tecnologia em Química e Bioquímica.

Atualmente, são 57 cursos de mestrado acadêmico, dois em mestrado profissional e 37 cursos de doutorado em química. Os cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) obtiveram avaliação máxima da Capes, ou seja, de reconhecimento internacional.

Os investimentos na indústria química brasileira devem chegar a quase 200 bilhões de dólares nos próximos 10 anos e as oportunidades de emprego visam crescer consideravelmente neste período. Dessa forma, os programas de pós em Química vêm sendo bastante procurados por estudantes graduados ou pós-graduados em química e áreas afins. As principais áreas de concentração dos cursos são: Físico-química Molecular, Ciências Naturais, Química Orgânica e Inorgânica, Química Analítica, Química Teórica, Eletroquímica, Química Ambiental entre outras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques