Parasitologia


parasitologia

Os cursos de pós-graduação em Parasitologia aprofundam o conhecimento de biólogos, médicos e demais profissionais das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde em seres parasitas e hospedeiros, a relação entre eles e suas influências em seres humanos, animais e plantas. No Brasil, esses cursos podem receber o nome de Parasitologia, Biologia das Relações Parasito-Hospedeiro, Biologia Experimental e Biologia Parasitária. Os melhores programas de pós-graduação em Parasitologia são os da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

As áreas de concentração mais encontradas em cursos de doutorado e mestrado em Parasitologia são Protozoologia, Helmintologia, Entomologia, Imunoparasitologia, Epidemiologia das Doenças Parasitárias, Imunologia e Patogenia, Ecologia e Epidemiologia, Controle de Vetores e Parasitologia Celular e Molecular. As linhas de pesquisa podem estudar a biologia do parasita, vetores e hospedeiros, métodos e diagnósticos causados por doenças parasitárias, genética, ecologia e taxonomia do parasita, vacinas e antígeno para diagnóstico das doenças parasitárias, entre outros assuntos.

Os temas das especializações em Parasitologia também seguem as linhas de pesquisa dos mestrados e doutorados, como a Especialização em Agentes Infecto-Parasitários de Interesse Humano, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e a Especialização em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Um pós-graduado em Parasitologia, quando não segue carreira acadêmica, encontra mercado de trabalho receptivo em laboratórios de diagnóstico, controle e prevenção de doenças.

Áreas de Estudo

Sul

Sudeste

Centro-Oeste

Sudeste

Destaques