Odontologia


odontologia

Presentes em mais de 80 instituições de ensino espalhadas em todo o país, os cursos de pós-graduação em Odontologia se concentram especialmente nas regiões sul e sudoeste do Brasil. Embora vários programas tenham sido bem avaliados pela Capes, os cursos de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) do campi de Piracicaba obteve nota máxima pela coordenação.

As principais áreas de concentração dos doutorados e mestrados em odontologia são em Cirurgia, Destística, Endodontia, Prótese, Materiais Dentários, Clinica Odontológica, Ortodontia, Odontopediatria e Saúde Coletiva. As linhas de pesquisa mais frequentes são Epidemiologia da Saúde Bucal,  Planejamento, confecção, controle e preservação de próteses dentárias, Farmacologia na Odontologia, Tecnologia de gestão em serviços de saúde, Procedimentos cirúrgicos e protéticos em Odontologia, entre outras.

No Brasil são ofertados 21 cursos de mestrado profissional, 75 mestrados acadêmicos e 52 cursos de doutorado e grande parte deles preocupados em estudar o crescimento e desenvolvimento psicológico e somático da criança, do adolescente e do adulto dentro da odontologia. Existe também uma vasta oferta de cursos de especialização em Ortodontia e outras áreas bem diversificadas da odontologia.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques