Oceanografia


As principais linhas de pesquisa da Pós-Graduação em Oceanografia dizem respeito ao estudo das relações ecológicas entre os componentes bióticos e abióticos dos ambientes costeiro e marinho, a oceanografia pesqueira, os estudos de poluição marinha, gerenciamento costeiro, oceanografia aplicada e biotecnologia marinha. Os ambientes de estudo são estuários, águas costeiras e mar profundo do sudoeste do Oceano Atlântico e zonas litorâneas adjacentes, ilhas oceânicas tropicais e região Antártica. 

Um dos principais programas de pós-graduação nessa área é o de Oceanografia Biológica, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Segundo o professor Dr. Eduardo Secchi, coordenador deste programa, os cursos de pós-graduação em Oceanografia são voltados para todos os graduados nas diferentes áreas das Ciências do Mar, que dispõem de tempo para dedicação máxima aos estudos e pesquisas.

Eduardo Secchi destaca que o mestrado profissional ou a especialização em Oceanografia preparara o aluno para trabalhar em agências de consultoria ambiental relacionadas a atividades de prospecção e exploração de óleo e gás. Mestres e doutores, além de lecionarem em universidades, têm sido selecionados em concursos do Ibama, Petrobrás, Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto de Pesca e Embrapa. A profissão de oceanógrafo é regulamentada e o salário de um pós-graduado pode chegar a R$ 8.500.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Destaques