Música e Dança


música

Esta página é dedicada aos cursos de pós-graduação em Música e Dança, que fazem parte da área de Artes da Capes. Atualmente, existem 13 programas de pós-graduação em Música e um programa de pós-graduação em Dança, o da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A melhor pós-graduação em Música, a única que recebe nota máxima da Capes, é a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Existem também vários e bons cursos de especialização nessa área, principalmente nas Escolas de Música das universidades públicas.

Alguns exemplos de áreas de concentração de cursos de mestrado e doutorado em Música são Composição, Educação Musical, Musicologia, Práticas Interpretativas e Processos Criativos. Os cursos de especialização estudam a Dança e Tecnologia, Cultura e Contemporaneidade, Estética Contemporânea e Processos de Criação, Música Popular, Música e Tecnologia, Práticas Interpretativas, Música Brasileira, Educação Musical, entre outros assuntos. A própria riqueza cultural do Brasil amplia o leque de possibilidades de estudo nessa área.

Engana-se quem pensa que os cursos de pós-graduação em Música e Dança são voltados apenas para profissionais e acadêmicos da área. Um professor do ensino fundamental ou médio pode se especializar em Educação Musical, por exemplo, um historiador em História da Música e da Dança, e um antropólogo pode estudar a influência da música e da dança na cultura.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Destaques