Morfologia


Neurociências

Entre os cursos de Pós-Graduação em Morfologia no Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da USP (Universidade de São Paulo) é destaque. A pós é a mais bem avaliada da área pela Capes e, por isso, entrevistamos a coordenadora do programa, Dra. Maria Luiza Morais Barreto de Chaves, para conhecer um pouco mais sobre a pós-graduação em Morfologia. A pós é voltada para formados em cursos de graduação nas áreas Biológicas e de Saúde.

Mas o que é Morfologia ou Ciências Morfofuncionais? De acordo com a Dra. Maria Luiza, são as disciplinas que estudam forma e função dos diferentes sistemas biológicos, compreendendo desde estudos anatômicos em um nível macroscópico, até estudos que visem desvendar mecanismos moleculares relevantes na Biologia Celular. As linhas de pesquisa mais comuns são Neurociências, Biologia Celular de Sistemas e Anatomia Clássica. Buscar uma iniciação científica antes de se matricular na pós é importante para decidir qual linha escolher.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais forma indivíduos aptos a atuar na área de Pesquisa e Ensino. Os pós-graduados nessa área acabam se inserindo em universidades, Institutos de Pesquisa e Centros de Desenvolvimento Biotecnológico. Segundo a coordenadora Dr. Maria Luiza, há uma enorme carência de docentes e pesquisadores especializados em Morfologia, o que acaba valorizando quem tem uma pós-graduação. A faixa de salário inicial em universidades é cerca de R$ 8.000, e na iniciativa privada cerca de R$ 15.000.

Áreas de Estudo

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Destaques