Microbiologia


microbiologia

No Brasil, existem menos de 15 programas de pós-graduação em Microbiologia, sendo que apenas o da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possui avaliação máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Microbiologia  são voltados para graduados em Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, ou seja, biólogos, médicos, nutricionistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, médicos veterinários, etc.

As linhas de pesquisa mais procuradas no país são as que envolvem a biologia dos agentes infecciosos e parasitários e a biologia parasitária. Uma pós em Microbiologia que chama bastante atenção é Biologia Parasitária na Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Segundo o coordenador deste curso, professor Pedro Vasconcelos, esta pós-graduação visa formar profissionais para atuarem na Amazônia, estudando os problemas que afligem a população amazônica.

Sobre o mercado de trabalho na área de Microbiologia, o professor Pedro Vasconcelos diz que “ninguém hoje pode ascender profissionalmente se não possuir uma pós-graduação, principalmente no nível de mestrado e doutorado”.  Os pós-graduados em Microbiologia podem trabalhar como professores universitários, pesquisadores, na indústria ou no comércio. O salário varia conforme o setor.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Destaques