Matemática


matemática

Quando se pensa em Pós-Graduação em Matemática, logo vem à mente o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Segundo o coordenador do programa de pós-graduação do IMPA, Jorge Vitorio Pereira, o Mestrado em Matemática atualmente é oferecido em quatro opções (Matemática, Computação Gráfica, Economia Matemática e Matemática Computacional e Modelagem), enquanto que os cursos de doutorado têm como linhas de pesquisa a Álgebra, Análise/EDP, Computação Gráfica, Dinâmica dos Fluidos, Geometria Diferencial, Probabilidade, Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, Dinâmica Holomorfa e Folheações Complexasentre outras.

O público-alvo dos cursos de pós-graduação em Matemática depende do nível de formação que se deseja. Jorge Vitorio explica que os programas de mestrado acadêmico e doutorado são voltados para pesquisadores em matemática, engenheiros e cientistas da computação. Já as especializações e mestrados profissionais, como o do IMPA, atraem também profissionais oriundos do mercado financeiro e professores de escolas de ensino fundamental e médio.

Como conselho aos estudantes que desejam iniciar uma pós-graduação em Matemática, o professor Jorge Vitorio sugere que, ainda durante a graduação, procurem os Departamentos de Matemática e assistam algumas matérias básicas da pós. Outra sugestão é a participação nos programas de verão de oferecidos Brasil afora. Em relação ao mercado de trabalho, o coordenador do IMPA relata que existe uma demanda reprimida de professores universitários em matemática. A maioria dos pós-graduados na área é rapidamente absorvida pelas universidades, mas as perspectivas de emprego fora da academia ainda são exíguas.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques