Linguística


linguística

Os programas de pós-graduação em Linguística objetivam o aperfeiçoamento técnico e científico de profissionais que visam o ensino e pesquisa em linguística e áreas afins. No Brasil, são mais de 30 instituições de ensino superior com programas de pós em linguística, sendo que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP) obtiveram nota máxima para os cursos de mestrado e doutorado na avaliação da Capes.

Os programas, pertencentes à grande área de Linguística, letras e artes, se dividem em ciência da linguagem, estudo da linguagem, estudos linguísticos, letras, linguística, linguística aplicada, linguística e ensino e linguística e língua portuguesa. Atualmente são 38 cursos de mestrado, um de mestrado profissionalizante e 24 cursos de doutorado espalhados por todo o Brasil.

As principais áreas de concentração dos cursos de pós em Linguística são Linguística, Semiótica e Linguística Geral, Formas e Funcionamentos das Línguas Naturais, Estudos Clássicos, Linguagem e pensamento, Linguagem História e Conhecimento, Funcionamento dos Discursos e do Texto entre outras. As linhas de pesquisa se concentram nos estudos de Computações nas línguas naturais, Princípios universais e implementações de parâmetros, Operações morfossintáticas e as interfaces sintaxe – fonologia e sintaxe – forma lógica e outras linhas que visam fazer uma fusão entre o estudo da língua, discurso e texto de um povo.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques