Interdisciplinar


Criada em 1999 pela Capes, a área interdisciplinar foi idealizada pelo professor Luiz Bevilacqua que propôs à coordenação a formação de uma comissão onde propostas de cursos que não se encaixassem nas áreas já existentes pudessem ser consideradas. Por listar cursos que não podem ser classificados em apenas uma disciplina, os cursos de pós-graduação interdisciplinar representam a maior área da Capes e a que mais cresce.

Pertencente a grande área multidisciplinar, a área interdisciplinar possui atualmente 291 programas de pós-graduação. Dentre os cursos classificados como interdisciplinares nenhum deles possui nota máxima da capes, mas muitos foram bem avaliados pela coordenação. Por se tratar de uma classificação e não de uma área disciplinar definida, não existem cursos de especialização interdisciplinar, mas universidades ofertam cursos de especialização interdisciplinar em áreas como Direito, Gestão, Biologia,
Comunicação, Engenharia Educação e outras.

Atualmente são 86 cursos de mestrado profissional, 216 mestrados acadêmicos e 88 cursos de doutorado. Podem ser encontrados doutorado e mestrado interdisciplinar em Ciência e Saúde; Agronomia e Negócios; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento; Bioenergia;   Ciências Humanas; Cultura e Sociedade; Tecnologia; Gestão Ambiental; Lazer; Inclusão Social; Recursos Naturais; Moda; Design entre outros.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques