História


história
 

Os programas de Pós-Graduação em História visam a formação de profissionais altamente qualificados para a pesquisa e a docência do magistério superior, além do fomento à produção historiográfica. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, Evergton Sales Souza, destaca que na instituição, a qual possui o curso com conceito 5 da Capes, destacam-se pela produção qualificada dos seus membros as linhas de pesquisa Cultura e sociedade e Escravidão e invenção da liberdade. Em termos de procura por parte do alunado, a linha de pesquisa Poder, sociedade e região e Cultura e Sociedade têm tido mais candidatos, mas trata-se de um indicador que varia muito no decorrer dos anos.

Para os que buscam a pós-graduação, o coordenador da pós da UFBA indica aos candidatos que busquem informações precisas sobre o curso - o que encontrarão na página web do respectivo curso. Outra questão importante é saber sobre a avaliação do curso pela Capes e ver, nos currículos dos docentes, se há professores habilitados a orientar um projeto na área de estudos que deseja desenvolver sua pesquisa.

A Pós-Graduação em História é procurada, sobretudo, por historiadores, mas não só. São muitos os cientistas sociais, jornalistas, museólogos e arquivologistas que procuram o curso, explica Evergton. O curso pode facilitar a inserção no mercado de trabalho em áreas como a do ensino superior e médio, além de propiciar uma melhor remuneração. Além do ensino, a pós-graduação em história pode abrir perspectivas de trabalho ou aumento de remuneração em arquivos, bibliotecas, órgãos de imprensa e etc.

O mercado de trabalho para o pós-graduado é promissor. Um professor com doutorado pode atuar em uma universidade pública e receber um salário equivalente a cerca de 7,3 mil reais/mês. Os que atuam em institutos técnicos federais percebem a mesma remuneração. Há também alguns serviços específicos de consultoria que também podem render boa remuneração ao pós-graduado em história.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques