Geografia


Buscado contribuir de maneira crescente com a produção geográfica contemporânea, mais de 40 instituições de ensino superior no Brasil contam com programas de pós-graduação em geografia. São 30 universidades federais, nove instituições estaduais e três pontífices universidades católicas ao todo, tendo sido avaliadas com nota máxima pela capes a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente (UNESP/PP).

Divididos em programas de pós em Geografia, Geografia Humana e Geografia - Tratamento da Informação Espacial, as principais áreas de concentração dos cursos em mestrado e doutorado são em Geografia Física, Dinâmica Territorial e Ambiental, Natureza e Apropriação do Espaço, Gestão do Território, Gestão Ambiental entre outros. As principais áreas de concentração dos programas estão geralmente voltadas para o estudo da vegetação típica da região.

No Brasil existem 50 programas de mestrado, sendo um profissionalizante, e 23 de doutorado que visam a formação de profissionais preocupados com a situação geopolítica e ambiental do planeta. Direcionando suas áreas de estudo para as questões de preservação ambiental, as principais linhas de pesquisa dos cursos são voltadas para a sustentabilidade e estudos socioambientais principalmente das zonas costeiras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques