Geociências


petróleo

Desde a descoberta de petróleo na camada do pré-sal e também das crescentes obras que estão sendo realizadas no país, o mercado das Geociências vem se tornando bastante aquecido. Profissionais da área buscam cada vez mais cursos de pós-graduação em Geociências. No Brasil, são mais de 40 instituições de ensino superior com cursos de doutorado e mestrado em Geociências além de outras inúmeras especializações na área.

As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de especialização em Geociências, Geologia, Recursos Hídricos, Geoprocessamento, Gestão Hídrica e áreas afins voltados para profissionais que trabalham com as ciências da terra. Atualmente existem 48 cursos de mestrado acadêmico e 35 doutorados em Geociências. O programa de sensoriamento remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o programa de meteorologia da Universidade de São Paulo (USP) e o programa de Geociência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) obtiveram nota máxima na capes, ou seja, de reconhecimento internacional. 

As principais áreas de concentração da pós em Geociências são em Tectônica e Petrologia e Recursos Minerais, Representação de Informações Espaciais, Geologia Estrutural, Conservação dos Recursos Naturais, Geofísica, Geociência do Meio Ambiente entre outras. As linhas de pesquisa, atualmente voltadas para uma geociência mais sustentável, são em Dinâmica de ambientes costeiros; Planejamento e gestão de áreas; Análise de Depósitos Minerais; Análise de Bacias e Petrofísica; Análise Regional e Métodos de Exploração; Paleontologia e Bioestratigrafia Aplicada entre outras.  

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Norte

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques