Fonoaudiologia


pós em fonoaudiologia

A Capes inclui nessa área os cursos de pós-graduação em Fonoaudiologia, Distúrbios da Comunicação Humana e Ciências da Reabilitação. Além de fonoaudiólogos, os cursos de pós-graduação nessa área, principalmente os de especialização em Fonoaudiologia, possibilitam o ingresso de médicos, psicólogos, músicos, fisioterapeutas e jornalistas. Para sabermos um pouco mais dessa área, entrevistamos a professora Léslie Piccolotto Ferreira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

No caso do programa da PUC-SP, as linhas de pesquisa são: Audição na criança; Voz – avaliação e intervenção; Linguagem e subjetividade; Linguagem, corpo e psiquismo; Procedimentos e implicações psicossociais dos distúrbios da audição. Segundo Léslie Piccolotto, na primeira linha de pesquisa, por exemplo, o pós-graduado estuda os aspectos voltados à prevenção, identificação e diagnóstico de perdas auditivas na criança e sua necessária reabilitação auditiva.

A coordenadora da pós em Fonoaudiologia destaca que o fato de estar vinculado a um curso de doutorado ou mestrado em Fonoaudiologia e, portanto, a uma universidade faz diferença, pois é o local onde as novidades em termos de pesquisa acontecem e, dessa forma, o pós-graduando terá a possibilidade de se atualizar frequentemente. Léslie Piccolotto finaliza dizendo que o pós-graduado em Fonoaudiologia costuma ser valorizado em concursos da área de saúde.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Destaques