Fisiologia


Os cursos de pós-graduação em Fisiologia, estudada em áreas como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, são ofertadas em 18 instituições de ensino superior nas modalidades mestrado, doutorado e mestrado profissional. Muitas universidades brasileiras oferecem também cursos de especialização em Fisiologia e Ciências Fisiológicas.

As principais áreas de concentração dos cursos de mestrado e doutorado em Fisiologia são Fisiologia Geral, Fisiologia Humana, Fisiologia Animal, Neurociências, Biologia Celular, Biologia Celular e Molecular, Imunologia, Neurobiologia, Neuroimunologia e áreas afins. O programa de pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Minas Gerais e a pós em Fisiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo foram avaliadas com 7 na Capes, conceito máximo e de reconhecimento internacional.

Atualmente são ofertados um curso de mestrado profissional, 16 cursos de doutorado e 20 mestrados acadêmicos em Fisiologia. As linhas de pesquisa são definidas de acordo com a linha de estudo do programa de pós-graduação: fisiologia humana ou animal. As linhas são divididas basicamente no estude da Fisiologia celular, Fisiologia Gastrointestinal e de fígado, Fisiologia geral, Fisiologia do sistema circulatório e Fisiologia Renal.  

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Destaques