Física


acelerador de partículas

Nos cursos de pós-graduação em Física no Brasil, as linhas de pesquisa mais comuns são aquelas relacionadas à Física do Estado Sólido. Segundo o Prof. Paulo de Tarso C. Freire, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), apesar de no país existirem todas as linhas de pesquisas existentes em outras partes do mundo, a Física do Estado Sólido é a que tem mais pesquisas e estudantes de pós-graduação a ela associados.

Além dos físicos, os cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Física também atraem profissionais de outras áreas, como químicos, matemáticos e engenheiros. Ainda de acordo com o professor Paulo de Tarso, uma pós-graduação em Física é fundamental para se encontrar uma boa posição no mercado de trabalho. O pós-graduado em Física pode trabalhar em indústrias, universidades e Centros de Pesquisas de aperfeiçoamento e inovação de produtos. Alguns profissionais fazem mestrado em Ensino de Física para lecionar em escolas.

De uma forma geral, o mercado de trabalho tem valorizado os pós-graduados em Física. “Diria que a expectativa de salário de um pós-graduado em Física é de quase o dobro do salário de um graduado”, afirma o coordenador da pós da UFC. Sendo assim, um curso de pós-graduação em Física que dura até quatro anos pode ser visto pelos jovens como um ótimo investimento para a sua vida profissional futura.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques