Farmacologia


Ciência que estuda os efeitos dos fármacos nos organismos vivos, a Farmacologia é uma área separada da Farmácia e classificada pela Capes como área pertencente ás Ciências Biológicas. As oportunidades de trabalho no campo vêm aumentando e a busca por profissionais qualificados está cada vez maior. A quantidade de cursos de pós-graduação em Farmacologia ainda é pequena no Brasil, são menos de 20 instituições de ensino superior que ofertam cursos na área, mas os programas são bem conceituados.

Muitas universidades e institutos de saúde oferecem cursos de especialização em Farmacologia e atualmente existem 16 programas de pós-graduação divididos em três cursos de mestrado profissional, 13 cursos de mestrado acadêmico e 10 cursos de doutorado. Os programas de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto obtiveram nota máxima na Capes, ou seja, de reconhecimento internacional.

Embora alguns programas pós em Farmacologia tenham caráter interdisciplinar com Farmácia, as principais áreas de concentração do curso são em Farmacologia Celular e Molecular, Desenvolvimento de Farmacos, Farmacologia de Produtos Naturais, Farmacologia da dor, inflamação e febre, Neurociências, Toxicologia, Fisiofarmacologia, Ação de Drogas entre outras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Norte

Sudeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Destaques