Ensino de Ciências e Matemática


A área de Ensino de Ciências e Matemática foi integrada à área de Ensino e classificada pela Capes como pertencente à grande área Multidisciplinar. Por não se pensar em ciência sem a educação básica, os programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática vêm crescendo no Brasil. Além de inúmeros cursos de mestrado e doutorado, as instituições de ensino superior brasileiras passaram a oferecem programas de especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

Atualmente, são quase 200 programas de pós-graduação das áreas de educação de ensino de ciências e matemática com destaque para a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). As universidades brasileiras oferecem 33 cursos de mestrado acadêmico, 47 mestrados profissionais e 21 cursos de doutorado em programas que variam entre Ensino de Ciência, Ensino de Matemática, Ensino de Física e Tecnologia e até em áreas mais distantes como Meio Ambiente, Sociedade e Saúde.

As principais áreas de concentração dos cursos são em Educação científica, Educação Matemática, Física na Educação Básica, Formação de Professores de Física, Educação Científica e Formação de Professores e áreas afins. O maior mercado para o profissional que se especializa em Ensino de Ciências e Matemática está na docência e a necessidade de profissionais qualificados nas escolas tem levado muitos profissionais de voltas às salas de aula.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Destaques