Engenharia de Transportes


engeharia de transportes

Aqui estão os programas de pós-graduação em Engenharia de Transportes e Engenharia de Sistemas Logísticos, além dos cursos de especialização voltados para o transporte, tráfego, pavimentos, etc. No Brasil existem oito programas de pós-graduação (mestrados e doutorados) na área de Engenharia de Transportes, sendo que os melhores são oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para dar mais detalhes sobre a área, entrevistamos o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da USP, o professor Dr. Paulo Cesar Lima Segantine.

Segundo Paulo César Sagantine, os cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes destinam-se basicamente à profissionais com formação relacionada à Engenharia de Transportes, em especial à Engenharia Civil. Geralmente, os programas abrangem duas grandes áreas de concentração: Planejamento e Operação de Transportes e Infraestrutura de Transportes. Dentro dessas áreas se estuda o transporte público urbano, engenharia de tráfego, transporte regional, transporte de carga, pavimentos econômicos, gerência de pavimentos, projeto geométrico de rodovias, geomática, entre outras disciplinas.

O crescimento econômico do Brasil e os altos salários oferecidos pela iniciativa privada têm feito os graduados em Engenharia preferirem ir à busca do emprego em vez de buscar o aperfeiçoamento na pós-graduação. De acordo com Segantine, os valores de bolsas vigentes deixaram de ser atrativos em relação aos salários oferecidos. Ele também destaca que o pensamento de que a pós-graduação é para seguir a vida acadêmica precisa mudar, pois é “gritante a necessidade de profissionais pós-graduados no setor público e privado”. Os salários são maiores que as bolsas, mas um profissional com pós-graduação “encontra maiores facilidades de emprego, principalmente se já tem em seu currículo um título de mestre ou doutor”.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sul

Sudeste

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques