Engenharia Química


engenharia química

Presentes em mais de 30 instituições de ensino superior do país, os cursos de pós-graduação em Engenharia Química se concentram especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Além dos 37 programas de pós em Engenharia Química, muitas instituições oferecem cursos de especialização em biocombustíveis, energia renovável e áreas relacionadas à Engenharia Química.

As instituições de ensino superior brasileiras possuem três cursos de mestrado profissional, 32 cursos de mestrado acadêmico e 18 cursos de doutorado. Os programas de pós-graduação em Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obtiveram nota máxima da Capes, ou seja, de reconhecimento internacional.

A crescente produção de biocombustíveis e a posição do Brasil de líder mundial na produção de etanol aumentaram a demanda por profissionais qualificados na área de Engenharia Química e os cursos de pós-graduação e especialização na área vêm crescendo no país. As principais áreas de concentração são em Transformação de Recursos Naturais, Processos Químicos e Bioquímicos, Termodinâmica, Engenharia de Polímeros, Tecnologia de Materiais entre outras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Destaques