Engenharia de Pesca


Também conhecida como Aquicultura ou Engenharia Pesqueira, a Engenharia de Pesca é o campo da ciência voltada para o estudo, cultivo, captura e industrialização de seres aquáticos. Embora se a Aquicultura seja uma área com vasto mercado no Brasil, ainda não existe muitos programas de pós-graduação em Engenharia de Pesca e grande parte das instituições de ensino superior oferecem cursos da área em nível de mestrado e doutorado, não existindo muitas especializações em Engenharia de Pesca.

Atualmente no Brasil existem dez programas de mestrado e doutorado em Engenharia de Pesca denominados de Aquicultura, Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, Aquicultura e Pesca, Ciência Pesqueira nos Trópicos, Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros. Embora nenhum dos programas tenha obtido nota máxima da Capes, o programa da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) em Jabuticabal foi bem avaliada pela coordenação.

Os cursos de pós em Engenharia de Pesca estão concentrados no litoral do país e grande parte dos programas é ministrada nas regiões sul e sudeste. As principais áreas de concentração dos cursos são em Aqüicultura, Aqüicultura em Águas Contaminada, Pesca, Sustentabilidade dos Recursos Pesqueiros Tropicais, Recursos pesqueiros e Aquicultura e áreas afins.

Áreas de Estudo

Sudeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Destaques