Engenharia de Minas


engenharia de minas

Área com poucos profissionais atuando no mercado de trabalho, a Engenharia de Minas vem crescendo bastante, principalmente com o aumento na produção e os altos índices de investimento da Companhia Vale do Rio Doce na produção de minério de ferro. Tais mudanças no mercado ainda não refletiram de forma marcante no meio acadêmico, dessa forma ainda existem poucos cursos de pós-graduação em Engenharia de Minas aprovados pela Capes.

Atualmente existem três programas de pós-graduação em Engenharia de Mineral, um programa de Carvão Mineral e um programa de Avaliação do Impacto Ambiental em mineração. Ao todo, são quatro cursos de mestrado acadêmico, um curso de mestrado profissional e um de doutorado e a grande maioria deles são cursos novos. Algumas instituições de ensino superior oferecem também cursos de especialização em Engenharia de Minas e áreas afins.

As áreas de concentração dos cursos de mestrado o doutorado em Engenharia de Minas são em avaliação de impactos ambientais em mineração, Lavra de Minas, Tratamento de Minérios, Rochas Ornamentais, Minerais Industriais, Rochas Industriais e Engenharia Mineral. Empresas de softwares específicos para a exploração de minas buscam profissionais qualificados em Engenharia de Minas, dessa forma algumas especializações seguem essa linha de pesquisa e estudo.
 

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sudeste

Nordeste

Sudeste

Destaques