Engenharia Mecânica


mecânica

Com o mercado bastante aquecido, cada vez mais institutos de ensino superior vêm ofertando cursos de pós-graduação em Engenharia Mecânica no Brasil. Atualmente, são mais de 50 universidades com 65 programas de doutorado e mestrado em engenharia mecânica. Os programas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Pontífice Universidade Católica do Rio (Puc-Rio) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) receberam nota máxima na avaliação da Capes.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estima-se que haverá uma escassez de mão de obra formada no ramo da engenharia mecânica nos próximos anos, o que aumenta ainda mais a procura de profissionais interessados por cursos de pós-graduação. O Brasil conta hoje com 15 cursos de mestrado profissional, 49 mestrados acadêmicos e 28 cursos de doutorado.

Visando formar profissionais capacitados para Pesquisa e desenvolvimento de produtos e gerenciamento das etapas de sua fabricação, os programas de pós têm como principais áreas de concentração a Explotação, Automação e Controle de Processos, Engenharia de Energia, Engenharia de Reservatório, Mecânica dos Fluidos, Materiais e Processos de Fabricação, Termociência, Petróleo e Energia, Mecânica aplicada e áreas afins. 

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques