Engenharia de Materiais e Metalúrgica


nanomateriais

Nesta área estão os programas de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e em Engenharia Metalúrgica. Atualmente, existem três mestrados e doutorados nessa área que recebem nota máxima da Capes: o da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o da federal de Minas Gerais (UFMG).

Na UFSCar, por exemplo, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais, professor Dr. Tomaz Toshimi Ishikawa, relata que o programa conta com professores credenciados e organizadores de eventos nacionais e internacionais de grande repercussão na área de Ciência e Engenharia de Materiais, além de possuir premiações em congressos nacionais e internacionais por pesquisas executadas nos modernos laboratórios de engenharia de materiais. Os doutorandos deste programa também podem concluir a pós-graduação no exterior.

Existem quatro áreas de concentração na pós-graduação em Engenharia de Materiais: cerâmica, metais, polímeros e inovação tecnológica. Segundo Tomaz Toshimi Ishikawa, “em todas as áreas o ponto fundamental é o entendimento da relação entre a estrutura do material, o seu comportamento mecânico e físico e o processamento do mesmo”. O coordenador do programa da UFSCar também destaca que atualmente as pesquisas estão voltadas para a nanotecnologia, nanomateriais, materiais para implantes, os compósitos, entre outros.

As empresas têm valorizado e incentivado seus profissionais a concluirem um curso de pós-graduação, sendo comum encontrar nos mestrados e doutorados pessoas oriundas de empresas e que não desejam seguir a carreira acadêmica. Além dos cursos de especialização, há três mestrados profissionais em Engenharia de Materiais: da UFRGS, da Unifei (Itajubá) e da Mackenzie (São Paulo).

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Destaques