Engenharia Florestal


engenharia florestal

Os programas de pós-graduação em Engenharia Florestal reúnem cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia da Madeira, Ciência Florestal, Ambiental e Agrária, Recursos Florestais, Gestão de Áreas Protegidas, Ecologia Aplicada e áreas afins. São mais de 20 universidades federais e estaduais no Brasil com cursos nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, sendo 22 programas em mestrado, dois deles em mestrado profissionalizante, e 13 doutorados.

Grade parte dos cursos de doutroado e mestrado em Engenharia Florestal estão voltados para o estudo e preservação do meio ambiente e para tecnologia de produtos florestais. Programas específicos de engenharia florestal existem em apenas cinco universidades no país, quatro na região sul e uma em Minas Gerais. As principais áreas de concentração desses programas específicos estão voltadas para a Ciência Florestal e Gestão Ambiental.

Os programas têm áreas de concentração em Manejo Florestal, Silvicultura, Tecnologia Florestal, Meio Ambiente e Conservação da Natureza. As principais linhas de pesquisa em Engenharia Florestal são Hidrologia Florestal, Planejamento Ambiental, Conservação de Solo e Água, Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais, Saneamento Ambiental, Legislação Ambiental entre outras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques